Esperança
Não há bem mais precioso do que a esperança. Ela nos levanta pela manhã, nos faz sonhar, nos permite construir, reconstruir, a amar e a perdoar. Leva-nos a perda de peso e nos faz ver a vida com outros olhos.
Há alguns momentos na vida em que pensamos que tudo está perdido. Circunstâncias de dores, crises, e separações que nos marcam. Nestes momentos difíceis, acreditamos que nossa vida não tem sentido, que não há mais futuro, que não haverá esperança. Todos nós passamos por momentos como estes.
O povo de Israel, por desobediência a Deus, foi levado cativo para a Babilônia. Suas cidades foram destruídas, os seus nobres, e todas as pessoas importantes e os profissionais foram trazidos como escravos para uma terra distante, e o templo de Deus foi completamente saqueado e destruído.
A luta e a dor do povo são retratados no livro de Jeremias. Em Lamentações vê-se o choro pelos pecados e pela destruição de sua nação, mas no meio de tanta dor e desespero, Jeremias consegue ter uma visão lúcida da situação:
"No entanto, ainda se atreve a ter esperança"
A Esperança de Jeremias não está depositada na mudança das circunstâncias, como a maioria das pessoas, mas na fé em um Deus misericordioso que é capaz de reconstruir a história de quem confia Nele.
Mesmo entre os mais cruéis capítulos de sua história, Jeremias ousou olhar através da perspectiva de Deus, para ver que o caráter de Dele não muda e que transcende toda e qualquer situação e pode trazer a verdadeira paz e esperança.
Não importa qual a sua situação, não há nada que o amor fiel de Deus e Sua misericórdia eterna, não possa restaurar. Nele há esperança.
Comentários
Postar um comentário